top of page
Foto do escritorGy Ferreira

Literatura que transforma: projeto do CEDECA amplia horizontes no Parque Centenário

O projeto, voltado para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, foi idealizado para despertar o interesse pela leitura, estimular a discussão e interpretação de textos.



Projeto de literatura realizado no Pq. Centenário, Jundiaí-SP. Coordenação: assistente social Fernanda R. Morosi. Foto: arquivo CEDECA.

Durante o segundo semestre de 2024, o Serviço de Convivência do CEDECA, em parceria com o Clube de Leitura Sociedade Secreta, promoveu o projeto Literário no Centro Comunitário do Parque Centenário. 


Coordenado pela assistente social Fernanda Rischioto Morosi e voltado para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, o projeto foi idealizado para despertar o interesse pela leitura, estimular a discussão e interpretação de textos, além de ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura crítica. Cada oficina buscou construir, a partir das vivências dos participantes, um olhar mais amplo sobre o mundo, promovendo o pertencimento e a formação de valores próprios.


Importante! Este projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo (Lei complementar nº 195/2022).


Destaques do Projeto:

  • 08/08: apresentação do projeto.

  • 21/08: entrega dos exemplares de Frankenstein, de Mary Shelley (adaptação de Ruy Castro, Companhia das Letras). Os livros foram distribuídos gratuitamente.

  • 09/10: atividade de encerramento com as parceiras Renata e Bruna e estagiárias de Psicologia da UniAnchieta. Durante a reflexão, cada participante compartilhou sua visão sobre o livro, abordando tanto as características físicas quanto a personalidade do personagem principal.


Após a roda de discussão, foi servido um lanche especial para celebrar o encerramento! 


Impacto do projeto


Segundo a 6ª edição da Retratos da Leitura no Brasil (2024), única pesquisa nacional que avalia o comportamento leitor de brasileiras e brasileiros, realizada pelo Instituto Pró-Livro, o Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores em quatro anos. Esta redução aparece em todas as classes, faixas etárias e escolaridade, e mostra que “53% das pessoas não leram nem parte de um livro — impresso ou digital — de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.” 


Portanto, coordenar um projeto para levar a literatura até a periferia de Jundiaí foi, com certeza, um desafio muito grande, ao mesmo tempo que promoveu novas perspectivas e realidades. Ao mergulhar em uma história, crianças e adolescentes das periferias, muitas vezes expostos a vulnerabilidades sociais, têm a oportunidade de refletir sobre suas próprias vivências. Além disso, discussões em grupo mostram que suas vozes e opiniões importam e são necessárias para a transformação social.


Muitas vezes, trabalhar a literatura em projetos sociais pode se tornar um catalisador de mudanças, contribuindo para a construção de uma visão crítica e o desenvolvimento de valores que impactam não apenas os leitores, mas toda a comunidade ao redor. Por isso, apoiar iniciativas como o Clube de Leitura é fundamental. Entendemos que cada livro entregue e cada história compartilhada podem abrir caminhos para um futuro mais humano e cheio de possibilidades para as pessoas que participam.


Confira abaixo as imagens e vídeos do projeto.











45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page